A prisão de ventre ou intestino preso é um distúrbio caracterizado pela dificuldade persistente para evacuar. Veja algumas perguntas e respostas sobre esse distúrbio:
Quando posso dizer que estou com prisão de ventre? Quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana e/ou o esforço para evacuar é grande demais e pouco produtivo.
Quais as prinicipais causas: dieta pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos, sedentarismo e consumo excessivo de proteína animal.
A prisão de ventre pode evoluir para algo mais sério? Sim, ela pode estar associada a doenças do cólon e do reto, como diverticulose e hemorroidas.
O diagnóstico envolve exame clínico com gastroenterologista e de laboratório, como hemograma e sangue oculto nas fezes, e de imagem – enema opaco, colonoscopia e tempo de trânsito das fezes.
O tratamento envolve mudanças na dieta e no estilo de vida, com maior ingestão de líquidos e prática de exercícios físicos. Procure assistência médica se notar mudanças significativas nos hábitos intestinais e conte com a equipe da Clínica Gil.
📞Telefone: (17) 3522-1369.
📱 Whatsapp: (17) 99683-8603
📍 Estamos localizados na Rua Pará, 1324 - Centro - Catanduva/SP.
Comments